IMÓVEL DE LEILÃO - UM INVESTIMENTO SÓLIDO E ALTAMENTE RENTÁVEL - OU UM GRANDE PESADELO


Se você quer aumentar exponencialmente o seu patrimônio, considere adquirir imóveis de leilão. Considere o leilão também se você busca um imóvel para uso próprio, mas por valor significativamente inferior ao de mercado.


Com a crise brasileira e o aumento na inadimplência, tem sido cada vez mais comum encontrar imóveis em leilão por até 50% ou 60% abaixo do seu valor real de mercado.


Mas atenção! Todos precisam ter em mente que não existe nenhum investimento completamente isento de risco. O que o investidor precisa fazer é uma análise do custo-benefício, levando em consideração a taxa de retorno esperada e o grau de risco que está disposto a correr em cada operação.


Participar de um leilão sem estar acompanhado de perto por um advogado especialista, desde o início, é um grande risco. Recebemos em nosso escritório diversos casos de pessoas que participaram de leilões e tiveram prejuízos que, por vezes, superaram o valor do próprio imóvel. Exemplo: compra-se o imóvel com pagamento integral, além do pagamento do ITBI, da comissão do leiloeiro, custas de escritura, registro etc.. Depois o arrematante descobre que precisa de um advogado para tomar posse do imóvel. Paga-se honorários e despesas, enquanto são gerados débitos de IPTU e condomínio durante dois ou três anos, já inscritos em nome do arrematante. Quando finalmente está para obter a posse direta, o arrematante é surpreendido por um recurso sobre uma nulidade do leilão ou por uma ação de embargos de terceiro, por exemplo. Dependendo do caso, o dinheiro pago no leilão já foi levantado pelo credor, restando a ele apenas uma expectativa de direito de ser indenizado no futuro.


Logo, é correto afirmar que a aquisição de imóveis em leilão pode ser tanto um pesadelo quanto uma atividade muito rentável e segura, desde que, neste caso, seja acompanhada de perto por um advogado especialista da sua confiança.